Parceiros

Parceiros

sábado, 8 de fevereiro de 2014

Passo a passo do SS (03) - As Peças e Insumos

SS na Faixa!

Simultâneo ao processo de chaparia, aproveitando a natural desmontagem e antecipando as necessidades da pintura, algumas garimpagens, pesquisas e ações.

A primeira providência, diante do tempo necessário para o trâmite e transporte, foi a aquisição das máscaras em vinil que permitirão a pintura das faixas em preto fosco, nos parâmetros originais do SS.


Após pesquisa na net e opinião dos amigos Opaleiros, escolhemos o produto da Old Design, que acaba de chegar pelo Sedex. Atendimento eficiente, com instruções que nos pareceram bem efetivas, máscaras de excelente qualidade e o acabamento prometendo bastante potencial. Após o uso e finalização, voltaremos ao assunto.

Com a desmontagem dos para-choques, em função da chaparia, pudemos analisar os pequenos empenos e falhas no alinhamento, além de uma pequena mossa.


As duas lâminas, apesar de muito íntegras, mereceram uma atenção especial, para que ficassem quase tão perfeitas quanto o cromo original, que resistiu muito bem o longo período de incorreto armazenamento.


A escolha do serviço recaiu sobre uma equipe bastante conhecida dos antigomobilistas, além de muitos "motoristas convencionais": a de Carmelito Para-Choques, na Av. Barros Reis - segmento Retiro. O artesão responsável é uma referência entre os Opaleiros, Sr. Rosalvo Dias, que soube honrar esse prestígio.


O resultado foi notável, complementado com a devida limpeza das garras e do cromo da lâmina. Aproveitamos para testar o mitológico processo de Coca-Cola com papel alumínio, que funcionou muito bem nas superfícies ainda pouco afetadas pela oxidação. "Técnica da internet", testada e aprovada!


Confiram o alinhamento final da peça. Realmente ficou excelente! Já estão na garagem, aguardando a fase de remontagem.


As rodas também são um capítulo à parte. O SS está calçado com as icônicas jantes Titânio, esportivas de liga leve, que fizeram a festa dos Opaleiros da época. São indiscutivelmente belas, porém, incompatíveis com os planos de obtenção da cobiçada Placa Preta. Vale registrar que foi a única modificação executada pelo primeiro dono, que se deixou seduzir pelo modismo vigente.


A busca pelas rodas originais começou imediatamente. Estampadas em aço, são iguais aos do Opala de nosso amigo Jean Louyzie, que aliás teve participação muito importante nessa fase.


É que Jean cedeu um jogo das inesquecíveis rodas Gragar ao Projeto SS, com estampa inspirada nas originais e marca de peso no ambiente antigomobilista. Realmente ímpares, principalmente em função das elegantes calotinhas, uma grife que honra qualquer veículo da época.


Esse capítulo infelizmente ainda não está terminado, pois estudamos o impacto de acessório de época na pontuação ou até inviabilização da Placa Preta. Conversas preliminares com a Diretoria Técnica do Veteran Bahia apontam para uma não utilização, porém, ficou combinado uma análise mais aprofunda da situação. 

Pelo sim e pelo não, continuamos a busca pelas originais, afinal, defendemos ferozmente o necessário rigor na liberação da cobiçada placa para veículos de coleção.

Quanto às atuais rodas Titânio, uma coincidência, um presente e uma intenção: 
A - são do mesmo modelo das utilizadas pelo antigo Impala de nosso amigo Fábio Brinço, só diferenciando a largura. Danificadas no miolo por impacto, duas foram retiradas do Impala e resgatadas por um conhecido Opaleiro de Salvador, interessado apenas no aro extremamente largo; 
B - Esses aros foram presenteados ao SS, logo que esse amigo soube do resgate do Opala e coincidência das rodas; 
C - Nossos parceiros da Massueto Rodas vão utilizar esses aros - hoje raros - para alargar as rodas traseiras do Opala, que ficarão como opção de "calçado esportivo" ou enriquecerão outro projeto do antigomobilismo.


Aproveitamos para agradecer o apoio e desprendimento dos amigos e parceiros, que não medem esforços na ajuda ao empolgante resgate. A raridade da peça fotografada acima, principalmente em relação a largura, sintetiza todo esse pensamento. 

Até a próxima etapa!


     



Um comentário: