Estética e segurança
As famosas rodas modelo BBS são cobiçadas, e muito utilizadas, na finalização de diversos veículos, antigos ou não.
Tendo equipado alguns Ômegas de fábrica, são muito apreciadas pelos Opaleiros, que fazem a adaptação de múltiplas formas. O problema é uma pequena diferença na separação dos cinco furos, que pode ser perigoso a depender de como seja feito.
Nosso grande amigo - e diretor de eventos do Veteran Bahia - Ivan Maron decidiu dar uma variada no layout de sua belíssima Santa Matilde conversível, a tempo de estrear no Encontro Anual do Campo Grande.
Pesquisou então uma forma segura de vencer a diferença, sem precisar recorrer ao caro procedimento de reabrir novos furos ou ao temerário artifício de empenar os parafusos de fixação. Acabou achando uma bela e econômica solução, que agora divide conosco.
Há algum tempo, dado meu interesse em instalar rodas BBS de Ômega em Opala - no meu
caso na Santa Matilde - pesquisei em sites de Clubes de Opala e em muitos outros fóruns e verifiquei muitas adaptações grosseiras e até perigosas, por isto acho
importante divulgar este assunto, com uma boa solução neste caso, visto ser
necessário alterar a furação das rodas de 5 x 110 para 5 x 114.
Vi em
alguns fóruns de Clubes de Opala que muitas vezes fazem uma adaptação
grosseira, empenando os prisioneiros (algumas vezes nem o proprietário sabe que
isto foi feito), criando grande situação de risco à segurança, dado a
possibilidade de quebra destes prisioneiros na rodagem.
A
adaptação mais correta seria o fechamento dos furos 5 x 110 com reabertura de
novos furos com 5 x 114 (padrão Opala), sendo porém esta solução muito cara,
inviabilizando o serviço em muitos casos.
Encontrei
uma solução alternativa e de baixo custo, substituindo as buchas originais da
roda do Ômega (buchas concêntricas) por novas buchas com furação excêntrica.
Bucha concêntrica original
Buchas excêntricas para adaptação
Estas buchas não são fáceis de encontrar, mas depois de muita pesquisa
localizei um fabricante que me forneceu a R$ 8,00 a unidade. Aliás, material
muito bem fabricado e acabado! Trata-se da VIFF Industrial, localizada em
Curitiba.
Bucha excêntrica instalada
Observem o maior diâmetro do conjunto de furos
Para
as rodas dianteiras, faz-se necessário também fabricar (qualquer torneiro pode
fazer) e instalar um flange espaçador de 3 mm de modo a impedir o atrito entre
a roda e a pinça de freio.
Finalmente,
por questões de segurança e estética, fiz desempenos e pintura na Massueto
Rodas.
Olá bom dia.
ResponderExcluirComo foi feito a remoção destas buchas e colocado as novas?
E como fazer em uma roda aro 18 bbs q possa servi na omega como seria esse procedimento pois as roda aro 18 nao tem buchas
ResponderExcluir..pode me ajudar...