Parceiros

Parceiros

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Rodas BBS nos Opalas

Estética e segurança

As famosas rodas modelo BBS são cobiçadas, e muito utilizadas, na finalização de diversos veículos, antigos ou não.

Tendo equipado alguns Ômegas de fábrica, são muito apreciadas pelos Opaleiros, que fazem a adaptação de múltiplas formas. O problema é uma pequena diferença na separação dos cinco furos, que pode ser perigoso a depender de como seja feito.

Nosso grande amigo - e diretor de eventos do Veteran Bahia - Ivan Maron decidiu dar uma variada no layout de sua belíssima Santa Matilde conversível, a tempo de estrear no Encontro Anual do Campo Grande.


Pesquisou então uma forma segura de vencer a diferença, sem precisar recorrer ao caro procedimento de reabrir novos furos ou ao temerário artifício de empenar os parafusos de fixação. Acabou achando uma bela e econômica solução, que agora divide conosco.

Há algum tempo, dado meu interesse em instalar rodas BBS de Ômega em Opala - no meu caso na Santa Matilde - pesquisei em sites de Clubes de Opala e em muitos outros fóruns e verifiquei muitas adaptações grosseiras e até perigosas, por isto acho importante divulgar este assunto, com uma boa solução neste caso, visto ser necessário alterar a furação das rodas de 5 x 110 para 5 x 114.
Vi em alguns fóruns de Clubes de Opala que muitas vezes fazem uma adaptação grosseira, empenando os prisioneiros (algumas vezes nem o proprietário sabe que isto foi feito), criando grande situação de risco à segurança, dado a possibilidade de quebra destes prisioneiros na rodagem.
A adaptação mais correta seria o fechamento dos furos 5 x 110 com reabertura de novos furos com 5 x 114 (padrão Opala), sendo porém esta solução muito cara, inviabilizando o serviço em muitos casos.
Encontrei uma solução alternativa e de baixo custo, substituindo as buchas originais da roda do Ômega (buchas concêntricas) por novas buchas com furação excêntrica. 
Bucha concêntrica original
                                                                                            Buchas excêntricas para adaptação
Estas buchas não são fáceis de encontrar, mas depois de muita pesquisa localizei um fabricante que me forneceu a R$ 8,00 a unidade. Aliás, material muito bem fabricado e acabado! Trata-se da VIFF Industrial, localizada em Curitiba.

Bucha excêntrica instalada
Observem o maior diâmetro do conjunto de furos
Para as rodas dianteiras, faz-se necessário também fabricar (qualquer torneiro pode fazer) e instalar um flange espaçador de 3 mm de modo a impedir o atrito entre a roda e a pinça de freio.


Finalmente, por questões de segurança e estética, fiz desempenos e pintura na Massueto Rodas.

Valeu Ivan, sem dúvida uma belíssima dica para a prioritária segurança!
    

2 comentários:

  1. Olá bom dia.
    Como foi feito a remoção destas buchas e colocado as novas?

    ResponderExcluir
  2. E como fazer em uma roda aro 18 bbs q possa servi na omega como seria esse procedimento pois as roda aro 18 nao tem buchas
    ..pode me ajudar...

    ResponderExcluir