Parceiros

Parceiros

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Réplica Mercedes 280SL

Renascerá das Cinzas?


Na rápida passagem pela lendária oficina de Jackson da Bolandeira - na revisão mecânica do SS - nos deparamos com um "ser mitológico"!

A aparência de belíssima Mercedes "Pagoda" - modelo 280SL - na verdade disfarça uma autêntica réplica Phoenix - mecânica Opala 6 cilindros - fabricada no Rio de Janeiro na segunda metade da década de 1980.

Ainda mais raro do que ver um exemplar completo, é poder conferir o símbolo original da fábrica Phoenix - nome cedido pelo pássaro da mitologia que renascia das cinzas. Observem a jante da fera, que porta a representação de uma ave estilizada.


A raridade mencionada vem de um fato muito curioso: como era uma réplica não oficial, é claro que a fábrica - LHM - não podia usar a famosa estrela de três pontas, porém, as próprias concessionárias que comercializavam a Phoenix disponibilizavam um kit completo - com todas as marcas existentes na original, permitindo ao novo dono desfilar de "Mercedes".


Óbvio que pouquíssimas "aves" sobreviveram à tentação do status.

Como já houve grande movimentação dos antigomobilistas amigos, devo avisar que esse exemplar não está disponível para venda. Aliás, o proprietário - que tem outras duas Mercedes originais na oficina - não gosta nem de ouvir possíveis propostas.

Confiram abaixo mais detalhes sobre essa raridade no programa Auto Esporte, de fevereiro de  2008, enquanto torcemos para que essa relíquia da Bolandeira "renasça das cinzas".


Essa postagem é dedicada a Fábio Sete Quatro, maior fã da "Pagoda" carioca. Claro que a mecânica Opala é determinante nessa paixão.
     


Um comentário:

  1. Tenho 5 rodas deste modelo (sem os emblemas phenix) para vender barato. barato mesmo. Inclusive com pneus, 2 bons, 2 meia vida. Quem quiser ou puder indicar um dono, estão na mão. Icaro

    ResponderExcluir