Parceiros

Parceiros

sábado, 28 de dezembro de 2013

De carona (01) - Pit Stop Bahia

        
O Sonho de todo Antigomobilista
(publicado no Blog Pit Stop Bahia em abril de 2013)

Todo mundo que curte veículos antigos conhece alguma história incrível de garimpagens inesperadas, achados heróicos, "jóias" guardadas anos a fio esperando serem descobertas e resgatadas. 

Com o avanço do antigomobilismo e dos meios de interação social, esses episódios tornaram-se cada vez mais raros, como se as "jazidas" estivessem esgotadas.

Para os descrentes e novatos, uma boa notícia: 
Ainda há "minas" na Bahia!

Uma pedra preciosa - rara e diferenciada - foi localizada nos "subterrâneos" de tradicional bairro de Salvador! Para "piorar", detentora de uma sigla de respeito: SS


É um Opala SS, 1977, que espera há dez anos pelo devido resgate e lapidação, que finalmente devolverá sua beleza e brilho original.


Na minha opinião, o cupê dessa fase é o mais bonito de todos, mesmo reconhecendo que Opala é fantástico com qualquer modelo e ano. O fato de ser SS - versão top com pretensão esportiva - torna esse achado ainda mais especial.


Como mencionado em postagem anterior, o significado do SS é diverso e polêmico. 

A GM no Brasil tentou impor o termo "Super-Star", investindo pesado em publicidade, totalmente sem sucesso. O conceito internacional é "Separated Seats" - bancos separados - que reflete a essência da esportividade. Mas o senso comum brasileiro adotou o significado "Super Sport", também o mais aceito nos Estados Unidos.


Essas características já seriam suficientes para justificar um "mergulho na jazida", porém, esse exemplar reserva mais algumas agradáveis surpresas.


A maior delas é no painel absolutamente original, mais precisamente no hodômetro: apenas 34.000 km rodados. O volante com a icônica sigla e os instrumentos centrais enfeitam ainda mais o cenário.


O ar condicionado original, rádio de fábrica, carpete também íntegro - devidamente coberto por aquelas antigas capas plásticas - e outros detalhes enriquecem o conjunto.


A forração, também original, comprova o pouquíssimo uso do belo exemplar. Claro que o manual ultra conservado e o fato de ser "único dono" autenticam todas as informações. 



O interessante é que, em um único dia, recebi a pista dessa jóia de três amigos diferentes! 

"Provocado", já fiz uma proposta, porém, caso não se confirme, aguardo solicitação de possíveis interessados - via cseixas.atl@hotmail.com - para repassar o "mapa do tesouro".

O importante é que essa jóia volte a rodar, com todo o seu potencial. De preferência permanecendo em nosso Estado.


Tá certo que não é uma pedra de 6 quilates, porém, os 4 quilates também emocionam. Lembrando que é um fortíssimo candidato a placa preta, precisando apenas corrigir pequenos pontos de ferrugem, um trato na pintura - as faixas estão íntegras - e cromados, além de conseguir as jantes originais. As de titânio são de época, porém, as do SS4 são muito mais bonitas. E, caso não esteja enganado, a troca de rodas atrapalha a solicitação das placas especiais para veículos de coleção.


Alguns devem estar perguntando: como vocês sabem o tempo de hibernação?

Simples, o último passeio do "Super Sport" foi exatamente há dez anos, em um casamento!


Essa postagem é dedicada ao inesquecível tio Benício, irmão de Zeuxinho, que adorava os Opalas SS!
Teve vários.

2 comentários:

  1. mais uma jóia para o acerto do Clube do Opala da Bahia... e nunca vou cansar de te dizer: parabéns pela belíssima aquisição. Realmente uma jóia rara.

    Abração
    Marcos Bola

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Marcos,
      Valeu amigo, pelo apoio e palavras!
      Torço para que essas garimpagens continuem acontecendo, e novas jóias venham enriquecer o acervo do COB, a exemplo do fantástica ambulância, do SS e, breve, resgate do Opalão das pistas.
      Um grande abraço amigo, e não deixe de votar na enquete sobre o Stock Car mais bonito da década de 1980!

      Excluir