Parceiros

Parceiros

quinta-feira, 10 de julho de 2014

Ilustre visitante (01) - Buggy Tropi

Opalas SA abre espaço para um dos buggys mais bonitos do mundo, design do genial Anísio Campos!


Continua a parceria com o blog Pit Stop Bahia, no resgate do autêntico Opala Stock Car que permaneceu mais de 20 anos guardado em incrível garagem perto do Aeroporto de Salvador.

Como já mencionado, a primeira - e agradável - dificuldade foi um obstáculo ainda mais antigo do que o Opala, que simplesmente impedia a saída do bólido. Um incrível Buggy (sic) Tropi - assinado pela Kadron - que parecia ter saído diretamente de alguma viagem no tempo, pela conservação ímpar em contraste aos 41 anos de fabricação.


Quase zero Km, fez companhia ao Opala e ao famoso Puma 07 de Campêlo e parecia se recusar a ficar sozinho depois de tantos anos, agarrando-se ao piso - freios travados - como se tivesse criado raízes!

Foco da terceira postagem da série - publicada no blog parceiro - também foi tema em 2011, com a origem do modelo e divertidas histórias, que replicamos abaixo.


Buggy Tropi, mais conhecido como Kadron!

(postado originalmente em 26 de abril de 2011 no blog Pit Stop Bahia)


Desculpem o bairrismo, mas considero o buggy mais bonito de todos os tempos, mesmo incluindo os modelos estrangeiros!


As linhas são perfeitas, obra prima do genial Anísio Campos, mestre dosdesigners, para atender uma encomenda da Kadron - fabricante de descargas - que queria se reposicionar no mercado.

Revista 4Rodas

Rodando para o Rio de Janeiro, onde faria uma tonelada de teste, Anísio foi parado diversas vezes pela Polícia Rodoviária. Sem problemas... era só por curiosidade e admiração, visto a permissão especial do departamento de trânsito, que supria a falta de classificação da categoria.

Se os patrulheiros vissem as manobras de Anísio na Praia do Pepino certamente mudariam de atitude.


Isso para não falar dos suaves testes nas areias da Barra da Tijuca.


Foi o primeiro carro nacional oferecido em forma de kit, devidamente apresentado pela 4 Rodas na instigante matéria do tempo em que bug se escrevia dessa forma!



O apelo jovem, a flexibilização na montagem, a vontade de surpreender e transgredir transformaram o Tropi em símbolo de uma sociedade mutante, com direito a banda homônima e trilha sonora!

"OS MUTANTES" AINDA EM INÍCIO DE CARREIRA
© J. FERREIRA DA SILVA / ABRIL IMAGENS

Mais de mil HP / Dune Buggy / Passa e nem dá pra ver / Na hora "H" / Eu derramei na gasolina / Um barato que eu não sei / Se é STP (Dune) / Ou MSLD (Dune Buggy) / Meu Dune Buggy liga / Meu Dune Buggy liga! / Dune Buggy / Tem motor de Rolls-Royce / Dune Buggy / Nada é mais veloz / Na hora "H" / Eu derramei na gasolina / Um barato que eu não sei / Se é STP (Dune) / Ou MSLD (Dune Buggy) / Meu Dune Buggy liga! / Meu Dune Buggy liga! / Dune Buggy!


Claro que o Tropi ganhou a capa do disco e sucesso nas rádios. Esse exemplar atualmente agita em Santa Catarina, incluindo a discreta pintura.


O que pouca gente sabe é que o Tropi era fabricado pela Puma, com todo sua estrutura e know-how em fibra de vidro. A linha de montagem - terceirizada - dividia o galpão de São Paulo com os valentes GTEs.


Chegou a posar na histórica foto do Ipiranga, juntos dos Pumas GT4R, Malzoni, DKW e GTE.

Motor Trend

O material promocional praticamente servia como orientação de montagem, visto o efeito - utilizado largamente nos testes de longa duração da 4Rodas - que apresentava uma "explosão" dos componentes utilizados.




Como criatividade é imã, o modelo conquistou a atenção do mestre Ulisses Britto, rodder por convicção e tropi-saudoso por acaso (aguardem detalhes).


Tive uma réplica (1982) por 25 anos - meu primeiro carro - que vendi recentemente por falta de garagem. Me arrependi quase imediatamente.



Não sei o fabricante, mas, é provável que tenha sido a galera do Tororó, onde comprei uma capota de fibra há alguns anos.


Diz o ditado que bugre só dá duas alegrias: quando compra e quando vende!!!

Não foi o meu caso: a venda foi uma péssima idéia!


Para me redimir da burrada, achei um original (carroceria 444) e, breve, estará de volta à ativa!!!!

4 comentários:

  1. Boa matéria Carlos , concordo com você , este é o melhor Buggy já fabricado ! Tenho um 1972 original prata e meu irmão um original preto , a mais de 30 anos com ele , depois te passo fotos ! Grande abraço !!
    Che

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Che,

      Parabéns amigo, a garagem de vocês é realmente um sonho para todo antigomobilista.

      Aguardamos as fotos e história deles, principalmente o do literalmente desenterrado !!! Rsrs

      Grande abraço.

      Excluir
  2. Carlos Seixas só você para poder resgatar a história desses automóveis.
    Temos nos nossos Clubes pessoas que entederam a importância desse Kadron e tem em maõs: Che, Dinho, Reis, Lino, Jorginho e você.
    Parabens,
    Emerson Sena

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Emerson,

      Valeu amigo! Os Kadrons são realmente especiais.

      Conheço o de Jorginho e já tinha ouvido sobre os de Che e Lino, mas, preciso ver os de Reis e Dinho. Quem sabe um dia fazemos um Encontro com todos eles !!!

      Grande abraço amigo.

      Excluir