Lassale
Alguém já viu, ou ouviu falar, do Lassale Digital - "O Primeiro de uma Classe"?
Mais um fruto do período de proibição das importações, o Lassale ostentava mecânica 250S do Opala, lanternas de Chevette, faróis de Monza, carroceria em fibra, chassi revestido, visual e grade com a vã intenção de agradar os apaixonados por Mercedes ou outros carrões exclusivos. Era fabricado pela Ita Motores e Montadora de Veículos Ltda, em Itaquaquecetuba - SP.
Preço estratosférico - igual ao Miura X-8 e o dobro do Santana GLS - design discutível e adaptações grosseiras o transformaram em total fracasso de fabricação e vendas. Há quem diga que não passou de protótipo apresentado no Salão do Automóvel, o que não é verdade, mas possivelmente não chegou a 30 unidades fabricadas.
Mas defendia bravamente o argumento de exclusividade e classe, chegando a portar o brasão - um L estilizado - em ouro 18k, painel digital, três opções de capota - fechado, rígida removível e lona - além de muitos outros itens supostamente inovadores.
A única combinação efetiva resultou do trinômio exclusividade / opção conversível / mecânica Opala 250S.
Até o brasão era "ouro de tolo", resumindo-se a um corpo de bronze simplesmente folheado, cujo metal nobre logo desaparecia.
Mas vamos à garimpagem!
Que tal dar de cara com um autêntico Lassale primeira geração*, saindo de uma interminável recuperação na fibra?
Independente da minha opinião em relação ao acabamento ou design, tenho de admitir a formidável sensação de antiguidade, diante da extrema raridade do exemplar.
Além de tudo é um modelo de primeira geração - como já mencionado - pois a traseira ainda não apresentava a capa em fibra do pneu socorro - de gosto também duvidoso - que valeu o apelido de Cadillac brasileiro.
O titular do projeto ainda não sabe muito bem o caminho a ser seguido, porém, por enquanto não cogita a venda do exemplar. Faremos o acompanhamento do processo de recuperação desse sobrevivente dos anos 1980, o ápice da indústria nacional dos fora de série.
Para quem não imagina o valor da exclusividade e raridade, ou não acredita na sua redenção, apresentamos uma sequência de fotos capturada na net, com um exemplar que desfila todo o seu potencial.
Notem nesse exemplar uma importante alteração, com a substituição dos faróis de Monza pelos dos Opalas das últimas gerações.
Confiram também:
- A POSTAGEM 02, sobre documentos e capota;
- A réplica dessa postagem no blog parceiro Pit Stop Bahia, incluindo a possibilidade de adoção do Lassale - AQUI
Não fosse pelo estepe no porta malas, até que não é tão feio.
ResponderExcluirConcordo amigo! Alguns exemplares saíram sem esse apêndice, com o estepe no fundo do porta malas. O localizado em Salvador é um desses.
ExcluirMas, apesar do layout discutível, é um diferenciado pelo fator raridade.
Grande abraço!
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ResponderExcluirTenho a capota de fibra desse carro pra vender 11 9-6721-7019
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